Publicado em: 23/11/2022
Você sabia que crianças são pequenos cientistas por natureza?

As crianças são curiosas e adoram colocar a mão na massa. Assim, as experiências são muito importantes para que elas construam o conhecimento de forma lúdica, aguçando os olhares na investigação. Ao observar, experimentar, pegar, amassar, descobrir o gosto ou perceber a textura os pequenos realizam um experimento e aprendem brincando.
A experiência deve possibilitar que os estudantes criem e testem hipóteses sobre os fenômenos, trabalhando a argumentação, criando conexões entre a atividade (a experiência) e os conhecimentos, percebendo erros e acertos, analisando as informações adquiridas. Portanto, os erros também devem ser vistos como uma oportunidade para criar reflexões e desenvolver o raciocínio.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) compartilha a visão de ter o estudante como investigador e protagonista, despertando a curiosidade, criando perguntas e soluções e, com isso, fazendo relações com a vida. Dessa forma, adquirem não apenas conteúdos teóricos, mas desenvolvem habilidades e competências socioemocionais.
Os exercícios de identificar problemas, testar hipóteses, reconhecer efeitos e causas, dialogar com os colegas e até mesmo cometer erros são excelentes para as funções cognitivas. Atenção, criatividade, raciocínio, memória e linguagem são exemplos de competências fortemente beneficiadas pela experimentação.
No Colégio Sagrado Coração de Maria de Vitória, durante as atividades do projeto #Eucientista surgem questionamentos, necessitando do teste da criança para encontrar as próprias respostas. Dessa maneira, as crianças passam por momentos de observação, levantamento de hipótese, análise, descobertas, questionamentos, entre outros, criando oportunidades para que ampliem os conhecimentos do mundo físico e sociocultural e possam utilizá-los no cotidiano.
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