Publicado em: 08/11/2022
Simpósio Cultural 2022: estudantes apresentam projetos acadêmicos com foco na formação cidadã e humana

Ao longo das etapas letivas, os(as) estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais à 2ª série do Ensino Médio desenvolveram, com a orientação de um professor da área de humanas, um projeto de pesquisa e de intervenção contemplando diversos públicos-alvo. 

O resultado desse trabalho é o XI Simpósio Cultural, cuja edição de 2022 teve como tema “Diálogo em foco: Por uma educação humanizadora – Laudato Si”.  A etapa final e a premiação ocorreram no dia 07 de novembro.

Uma mesa avaliadora, composta por Josy Cogo, Influencer digital, Letícia Cardoso, Band News, Marcelo Lema, Secretaria de Educação, Moacir Lellis, Sinepe/ES e Ir. Rita Cola, Anec/ES, avaliou os trabalhos e os argumentos apresentados pelos(as) alunos(as).

O projeto é uma das ferramentas do fazer pedagógico que visa a integrar os(as) estudantes ao contexto social em que vivem, além de possibilitar à comunidade educativa novas reflexões e visões de mundo.

Confira os ganhadores:

Proposta Asilo de Idosos - 8º ano B – 1º lugar

(O grupo apresenta a importância da educação que, ao contrário do que muitos pensam, não se restringe à uma idade e muito menos a um lugar. Portanto, contempla-se o papel transformador do ensino quando compartilhado, com os que já alcançaram a terceira idade, um pouco mais da cultura, arte, ciências, e muito mais, através de uma troca de saberes). 

Proposta Projeto Vida Pe. Gailhac - 8º ano A – 2º lugar

(Trata-se de um planejamento que abordará os conteúdos trabalhados nas escolas, porém de maneira lúdica. Ação com foco nos estudantes para que possam perceber a educação como algo prazeroso. Por intermédio de dinâmicas e jogos interativos, será mostrado às crianças como estudar é importante e divertido. Além disso, contribuirá com os alunos em dificuldades relacionadas ao déficit educacional ocasionado pela recente pandemia. Serão trabalhados, em especial, conteúdos de matemática, ciências e arte, sempre de forma comunicativa).

Proposta Amaes – 8º ano B – 3º lugar

(Colaborar com a instituição, promovendo e influenciando o contato social de pessoas com autismo, além de doar livros e brinquedos. Para efetuar a proposta planeja-se fazer uma roda de convívio social, convidando as crianças para jogos lúdicos e divertidos, concretizando, assim, o objetivo).

 

Parabéns a todos pela participação e empenho!

Clique aqui e confira as fotos!

Rede Sagrado: onde a formação acadêmica e a formação humana se encontram

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.