Publicado em: 26/05/2023
Semana Laudato Si´ - Saiba mais!

Durante os últimos dias, os estudantes do Colégio Sagrado Coração de Vitória participaram de inúmeras atividades de reflexão e gestos concretos sobre a Semana Laudato Si’ e cuidado com a nossa Casa Comum. 

Você sabe do que se trata a Laudato Si´?

"Na exortação Laudato Si’, que nos convida a refletir sobre o cuidado com a Casa Comum, o Papa Francisco, como pastor, coloca-se na posição de estabelecer um diálogo com cada pessoa que habita o planeta. Tem como intenção despertar, em nós, o espírito para uma nova solidariedade. Pois “todos podemos colaborar, como instrumentos de Deus no cuidado da criação, cada um a partir da sua cultura, experiência, iniciativas e capacidades” (LS nº 14).

A mensagem central da encíclica “Laudato Si” (“Louvado Sejas”), a primeira do papado de Francisco produzida integralmente por ele, é uma frase repetida três vezes ao longo de suas mais de 190 páginas: “tudo está conectado”. O ser humano não está dissociado da Terra ou da natureza, eles são partes de um mesmo todo. Portanto, destruir a natureza equivale a destruir o homem. Da mesma forma, não é possível falar em proteção ambiental sem que esta envolva também a proteção ao ser humano, em especial os mais pobres e vulneráveis.

Esse raciocínio, que o papa chama de “ecologia integral”, permeia toda a construção da carta encíclica, tanto do ponto de vista da argumentação religiosa quanto das prescrições políticas. A crise climática, segundo o texto da encíclica, é uma das faces de uma mesma grande crise ética da humanidade. Esta é produzida pela ruptura das relações com Deus, com o próximo e com a terra, que o papa chama de as “três relações fundamentais da existência”. 

Pouca coisa na agenda socioambiental parece ter escapado à análise de Sua Santidade: além do clima, Francisco pontifica sobre proteção dos oceanos, poluição da água, espécies ameaçadas, florestas e povos indígenas.

São seis anos de reflexão e movimento a partir do espírito de Deus, nas entrelinhas da exortação. Muito se fez, mas temos muito para fazer nessa perspectiva ecológica. O IRSCM, em sua liderança, convida-nos, como colaboradores no legado de Gailhac e Saint Jean, a fortalecer esse compromisso para o cuidado com a Casa Comum, olhando concretamente o que nos exorta o papa Francisco em sua carta encíclica.

Clique aqui para saber mais sobre a Encíclica Laudato Si´! 

Fotos

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.