Publicado em: 24/10/2022
Projeto Códigos e Linguagens: estudantes protagonizam exposição de artes

Estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio apresentaram os trabalhos desenvolvidos referentes ao Projeto de Códigos e Linguagens. Este ano, o projeto teve como tema “Semana de Arte Moderna: De 22 a 22: muita brasilidade, linguagem, arte e movimento”.
Cada turma pesquisou sobre a importância do movimento cultural e exibiu, em forma de infográficos, jornais móveis e documentários, uma breve apresentação dos principais episódios relativos a esse movimento.
Os(as) estudantes também expuseram obras autorais: poemas visuais, art pop e artes plásticas, incluindo uma maquete do centro da Terra criada por eles(as).
Já os(as) alunos(as) do Ensino Médio mostraram todo talento por meio de documentários sobre escritores e artistas que participaram direta e indiretamente da Semana de Arte Moderna. As instalações, com maquetes reproduzindo obras modernistas clássicas e painéis enfileirados nas paredes, além de terem deixado todo ambiente envolto em um ar artístico e cultural, mostraram o protagonismo de cada artista. Sem dúvida, um momento de muita partilha e aprendizado.
Em um momento em que as configurações sociais estão mudando de forma acelerada e as informações provém de espaços diversos, é importante que as expressões artístico-literárias, os movimentos corporais, a música e a interação com temas pertinentes estejam presentes nos trabalhos desenvolvidos no campo artístico literário da área de linguagens.
Com o advento da BNCC, é imprescindível que esse movimento cultural ocorra de modo que os(as) estudantes transitem por diferentes formas de expressão em diálogo com os livros literários que foram lidos com o intuito de aguçar ainda mais a capacidade criativa e de entrelaçamento entre ficção e a realidade ao seu redor.
A arte, por meio de seus muitos formatos, é uma das maneiras mais eficazes de mostrar a realidade de um povo, de mostrar seus interesses, seus fazeres, seus anseios e suas conquistas. Ao mesmo tempo, a arte também é uma das principais ferramentas de conscientização, a partir do lúdico. Reforçar o legado da Semana de Arte Moderna aos alunos, é mostrar a importância da criação de propostas novas, da geração de ideias diferenciadas, da ruptura com algumas velhas ordens.
Unir múltiplas linguagens (arte, música, movimento) à observação crítica e reflexiva do grupo discente frente à sociedade em que se encontram foram alguns dos objetivos propostos.
Clique aqui e confira as fotos!
Leia abaixo as habilidades trabalhadas de acordo com o segmento:
ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS
(EF69LP44) Inferir a presença de valores sociais, culturais e humanos e de diferentes visões de mundo, em textos literários, reconhecendo nesses textos formas de estabelecer múltiplos olhares sobre as identidades, sociedades e culturas e considerando a autoria e o contexto social e histórico de sua produção.
(EF69LP46) Participar de práticas de compartilhamento de leitura/recepção de obras literárias/manifestações artísticas, como rodas de leitura, clubes de leitura, eventos de contação de histórias, de leituras dramáticas, de apresentações teatrais, musicais e de filmes, cineclubes, festivais de vídeo, saraus, slams, canais de booktubers, redes sociais temáticas (de leitores, de cinéfilos, de música etc.), dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva e justificando suas apreciações, escrevendo comentários e resenhas para jornais, blogs e redes sociais e utilizando formas de expressão das culturas juvenis, tais como, vlogs e podcasts culturais (literatura, cinema, teatro, música), playlists comentadas, fanfics, fanzines, e-zines, fanvídeos, fanclipes, posts em fanpages, trailer honesto, vídeo-minuto, dentre outras possibilidades de práticas de apreciação e de manifestação da cultura de fãs. Reconstrução da textualidade e compreensão dos efeitos de sentidos provocados pelos usos de recursos linguísticos e multissemióticos
(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.
(EF69LP48) Interpretar, em poemas, efeitos produzidos pelo uso de recursos expressivos sonoros (estrofação, rimas, aliterações etc), semânticos (figuras de linguagem, por exemplo), gráficoespacial (distribuição da mancha gráfica no papel), imagens e sua relação com o texto verbal.
(EF69LP49) Mostrar-se interessado e envolvido pela leitura de livros de literatura e por outras produções culturais do campo e receptivo a textos que rompam com seu universo de expectativas, que representem um desafio em relação às suas possibilidades atuais e suas experiências anteriores de leitura, apoiando-se nas marcas linguísticas, em seu conhecimento sobre os gêneros e a temática e nas orientações dadas pelo professor.
ENSINO MÉDIO
(EM13LP46) Participar de eventos (saraus, competições orais, audições, mostras, festivais, feiras culturais e literárias, rodas e clubes de leitura, cooperativas culturais, jograis, repentes, slams etc.), inclusive para socializar obras da própria autoria (poemas, contos e suas variedades, roteiros e microrroteiros, videominutos, playlists comentadas de música etc.) e/ou interpretar obras de outros, inserindo-se nas diferentes práticas culturais de seu tempo.
(EM13LP47) Analisar assimilações e rupturas no processo de constituição da literatura brasileira e ao longo de sua trajetória, por meio da leitura e análise de obras fundamentais do cânone ocidental, em especial da literatura portuguesa, para perceber a historicidade de matrizes e procedimentos estéticos.
(EM13LP48) Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros literários (a apreensão pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.
(EM13LP49) Analisar relações intertextuais e interdiscursivas entre obras de diferentes autores e gêneros literários de um mesmo momento histórico e de momentos históricos diversos, explorando os modos como a literatura e as artes em geral se constituem, dialogam e se retroalimentam.