Publicado em: 13/07/2021
Laboratório de Matemática oferece inúmeros jogos que desenvolvem o raciocínio lógico-matemático dos estudantes
Durante o jogo de Mancala, os estudantes treinam conceitos como adição e subtração, além de reforçar conhecimentos sobre sistema de numeração decimal.

O Laboratório de Matemática do Colégio Sagrado Coração de Maria de Vitória está equipado com vários jogos que desenvolvem o raciocínio lógico dos estudantes.
Um dos exemplos é a Mancala, jogo de tabuleiro de origem africana, cujo objetivo é capturar mais “sementes” do que o oponente ou tentar vencê-lo por meio do bloqueio de todos os movimentos. É um jogo que não há sorte envolvida, mas, exclusivamente, raciocínio lógico-matemático.
Oferece forte potencial de aprendizado, uma vez que exige muita agilidade de pensamento para elaborar as jogadas.
O jogo Mancala dissipou-se por todo o mundo e é uma excelente ferramenta nas aulas de matemática, pois exige extremo raciocínio lógico e elaboração de estratégias, razão pela qual é chamado de “xadrez africano”.
Durante o jogo de Mancala, os estudantes dos 8º anos do Ensino Fundamental II, puderam treinar conceitos de Matemática, como adição e subtração, além de reforçar conhecimentos sobre sistema de numeração decimal.