Publicado em: 04/09/2023
Inicia-se o Tempo da Criação 2023!

O Tempo da Criação 2023 começa hoje, dia 1º de setembro, Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, e terminará no dia 4 de outubro, por ocasião da festa de São Francisco de Assis.

O tema do Tempo da Criação deste ano é “Que a justiça e a paz fluam” e foi inspirado na passagem do Livro do Profeta Amós 5,24. Conforme divulgado pela Coordenação Mundial do Movimento Laudato Si: “O profeta Amós clama: “Que jorre a equidade como uma fonte e a justiça como torrente que não secam!” (Amós 5: 24). Portanto, somos chamados a nos juntar ao rio da justiça e da paz para abraçar a justiça climática e ecológica e falar com e pelas comunidades mais afetadas pela injustiça climática e perda da biodiversidade. Como povo de Deus, devemos trabalhar juntos em nome de toda a Criação, como parte deste poderoso rio de paz e justiça.”

O Tempo da Criação é uma celebração ecumênica anual de oração e ações sociotransformadoras em prol da nossa casa comum. 

Segundo a Coordenação mundial das comemorações relativas ao Tempo da Criação nossas ações devem estar fundamentadas em três pilares fundamentais: 

1. Oração: sugere-se organizar um ou diversos momentos ecumênicos de oração que reúnam todos os cristãos, cristãs e pessoas de outras religiões, para cuidar de nossa casa comum; 

2. Sustentabilidade: sugere-se realizar algum projeto que represente a luta pela sustentabilidade, contra o consumismo, o desperdício ou, por exemplo, um projeto de limpeza que ajude toda a criação a prosperar e 

3. Mobilização profética: Defenda a justiça climática participando ou liderando uma campanha contínua, pelo uso de fontes alternativas de energia (solar, eólica, por exemplo) ou estimule o movimento de reciclagem ou de desinvestimento e redução do uso de combustíveis fósseis.

Como podemos contribuir neste Tempo da Criação? Dedicar não apenas para nossas orações, que são importantes; mas também, aprofundarmos nossas reflexões quanto ao nosso papel como cidadãos, cidadãs na defesa concreta, através de nossas ações proféticas e sociotransformadoras, visando o despertar da consciência coletiva quanto ao que está acontecendo com o nosso planeta, a partir de nossa realidade concreta, em nossas paróquias, comunidades, Diocese e Arquidioceses.

Este é o sentido e o significado do Tempo da Criação e do papel da Igreja, dos cristãos e não cristãos na defesa de nossa Casa Comum, tão ameaça pela busca insensata de lucros imediatos, ignorando os limites da natureza e o impacto que isto está tendo sobre a humanidade inteira!

Fonte: Revista Missões / Site Tempo de Criação

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.