Publicado em: 17/12/2021
Estudantes dos 6º anos EFII produzem literatura de cordel

Literatura de cordel, também conhecida no Brasil como folheto, literatura popular em verso, ou simplesmente cordel, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos, é uma forma literária popular no Brasil.

O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal. No Nordeste do Brasil o nome foi herdado, mas a tradição do barbante não se perpetuou: o folheto brasileiro pode ou não estar exposto em barbantes.

Alguns poemas são ilustrados com xilogravuras, também usadas nas capas.

Os autores, ou cordelistas, recitam seus versos de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, como também fazem leituras ou declamações muito empolgadas e animadas para conquistar os possíveis compradores.

Os estudantes dos 6º anos do Ensino Fundamental II, do Colégio Sagrado Coração de Maria de Vitória, participaram de uma oficina de cordel, durante a disciplina de Redação. 

Eles foram protagonistas de todo o processo que envolve a literatura de cordel, tais como: escolha do tema, ilustração, produção de matrizes das xilogravuras para a capa do folheto e criação dos poemas.

Esse projeto trabalhou inúmeras habilidades previstas na BNCC, dentre elas: 

- produção de textos considerando função social e discursiva, suporte, bem como as finalidades comunicativas, a estrutura composicional e as características linguístico-discursivas de cada gênero - coerência do texto, definindo o assunto central, desdobramentos em tópicos e subtópicos e também a ordenação e o encadeamento desses tópicos e subtópicos;

- revisão e reelaboração dos próprios textos, considerando os gêneros e a situação de uso.

Confira as fotos. Clique aqui!

 

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.