Publicado em: 18/05/2022
Centenário da Semana de Arte Moderna 22 é tema do Concurso Interno de Redação e Desenho

“Semana de Arte Moderna - De 22 a 22: brasilidade, linguagem, arte e movimento”. Esse é o tema da 10ª edição do Concurso Interno de Redação e Desenho Irmã Maria de Aquino. Para este ano, o concurso traz uma novidade. Além da redação, o(a) aluno(a) do Ensino Fundamental I irá participar apresentando um texto e um desenho que ilustra sua produção.

Os(as) estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental I à 3ª série do Ensino Médio poderão se inscrever até o dia 31 de maio. Para realizar a inscrição, é necessário preencher o formulário que será publicado no Google Sala de Aula.

Nesta edição, o colégio propôs trazer uma reflexão sobre o movimento artístico que rompeu com a formalidade e com os ideais de uma cultura europeia, em solo brasileiro, clamando pelo resgate das nossas raízes culturais e populares. O 22 de hoje traz uma arte e uma linguagem que transpõem a estética que já é valorizada e enraizada no social; meandra-se na periferia, no povo, nos grupos marginalizados.

A arte, por meio de seus muitos formatos, é uma das maneiras mais eficazes de mostrar a realidade de um povo, de mostrar seus interesses, seus fazeres, seus anseios e suas conquistas. Ao mesmo tempo, a arte também é uma das principais ferramentas de conscientização, a partir do lúdico. 

“A partir das redações e dos desenhos produzidos pelos(as) alunos(as), visamos despertar nossos(as) estudantes para a importância da arte e da cultura na construção de uma sociedade plural. Queremos mostrar aos nossos alunos que a Semana de Arte Moderna não foi em vão, deixou um legado importante para a nossa aceitação enquanto povo miscigenado e que luta pelos seus ideais de formas diversificadas”, destaca Kelly Lisboa Diniz Leite de Vilhena, coordenadora da área de Língua Portuguesa.

A prova (redação) será feita presencialmente, no colégio, no dia 09/06/2022. 

O regulamento do concurso divide-se nas categorias Redação e Desenho, para cada nível (turma).

Premiação

Nesta edição, serão premiados os três primeiros lugares de cada nível, com troféu para o primeiro lugar e medalhas para o segundo e o terceiro lugares.

 

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.