Ações Sociais

Os trabalhos de cunho social do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, nasceram por meio do fundador, Pe. Jean Gailhac (1802-1890), antes mesmo da constituição da congregação, com o Refúgio Bom Pastor: um espaço para mulheres em situação de prostituição e os filhos, em Béziers, cidade ao sul da França. Concretizar ações de cunho social em defesa da vida e para a emancipação das pessoas encontra-se no cerne do Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, mesmo antes da fundação.

Desde a chegada ao Brasil, em 1911 as Religiosas SCM realizam trabalhos sociais em diversas esferas. Sempre com o olhar atento, zelosas e sensíveis, para as necessidades e possibilidades de cada época. Assim, as ações transformam-se.

Um exemplo interessante aconteceu no Rio de Janeiro: em 1920 instala-se o “Orfanato Menino Jesus” junto ao Colégio SCM, Alguns anos depois torna-se um Juvenato para acolher jovens em discernimento vocacional. Em seguida altera-se para “Escola Gratuita Padre Gailhac” voltada para a educação de crianças das periferias próximas. Na década de 60 além da escola gratuita para as crianças, cria-se também a “Obra Social Padre Gailhac” com ações noturnas o foco era a preparação profissional de adultos, em seguida tornou-se supletivo. Na atualidade, é a Educação de Jovens e Adultos que acolhe, semestralmente, cerca de 200 pessoas.

Hoje, para atender e concretizar a missão de Pe. Gailhac, em conformidade com as políticas públicas contemporâneas, as Religiosas possuem unidades socioassistenciais mantidas (Projetos Vida e CEC Bom Pastor), que atuam na proteção de crianças e adolescentes; e unidades socioassistenciais assessoradas que recebem apoio técnico e financeiro para desenvolver ações com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, dentre estes, pessoas em situação de rua e mulheres em situação de prostituição.

A missão do trabalho social das Religiosas do Sagrado Coração de Maria é: desenvolver, em defesa da vida, ações efetivas e articuladas na área da Assistência Social, fundamentadas em valores éticos e cristãos, junto às pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social, promovendo o acesso a direitos, o protagonismo, a cultura da solidariedade e o compromisso com a transformação social.

REAJE

Rede de Ação Junto aos Excluídos

Setor que responde pela política de Assistência Social no Instituto das Religiosas do Sagrado Coração de Maria. A REAJE fortalece, articula e tece redes, junto às unidades socioassistenciais assessoradas e mantidas, em defesa da cidadania e da vida.

Boletins REAJE




Setembro

Visualizar

Agosto

Visualizar

Julho

Visualizar

Junho

Visualizar

Maio

Visualizar

Abril

Visualizar

Março

Visualizar

Fevereiro

Visualizar

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.