Publicado em: 14/11/2025
JPIC SCM 2025: Vivendo o Evangelho no cuidado com a Casa Comum
Neste Fórum JPIC - SCM, que entre os dias 08 a 12 de novembro aconteceu no Colégio Sagrado Coração de Maria de Vitória, nossa comunidade educativa foi convidada a esquentar, mais uma vez, os corações em comunhão com o sonho de Padre Gailhac, que nos inspira a sermos corações sem fronteiras abrasados.
Ao longo do ano, as turmas realizaram reflexões e desenvolveram projetos e atividades que expressam o nosso jeito de ser e viver: JPIC, a partir da encíclica Laudato Sì e da Campanha da Fraternidade, que nos incentivou a voltarmos o nosso olhar de forma mais criteriosa para a importância da Ecologia integral.
Ir. Rosinha e Ir. Julia, Religiosas do Sagrado Coração de Maria, receberam o carinho da nossa comunidade educativa e contemplaram os frutos de todas as reflexões, as atividades desenvolvidas, os compromissos assumidos, além de participarem de rodas de conversa com a equipe pedagógica, professores e colaboradores.
Vivemos em um tempo em que a humanidade é constantemente chamada a rever suas escolhas, seus hábitos e sua relação com a criação. Como escola católica, temos a missão de educar para além do conhecimento acadêmico: somos chamados a formar corações sensíveis à justiça, construtores da paz e guardiões da vida em todas as suas formas.
O caminho JPIC – Justiça, Paz e Integridade da Criação – nosso jeito de ser e viver, nos convida a integrar fé e vida, espiritualidade e compromisso, para que nossas ações sejam sinais concretos do Evangelho. Em sintonia com a proposta da Ecologia Integral, recordada pelo Papa Francisco na Laudato Si’, buscamos despertar em nossas crianças e jovens a consciência de que tudo está interligado e de que o cuidado com a Casa Comum é também cuidado com o irmão.
Na unidade de Vitória, o Fórum JPIC SCM tem o rosto Sagrado Coração de Maria Capixaba. Sempre inspirados por Pe. Gaihac e Ir. Saint Jean queremos em nossa caminhada ser ponte de justiça e solidariedade, sob a inspiração de Maria, queremos cantar numa só voz e num só coração as belas palavras de um poeta: “Marcas do que e foi, sonhos que vamos ter, como todo dia nasce novo em cada amanhecer...”. Assim, vivenciamos, ao longo do ano, experiências que nos ajudam a cultivar atitudes de solidariedade, respeito, cuidado e esperança, transformando o ambiente escolar em um espaço de fraternidade e de compromisso com a vida.
Que nossa comunidade seja um novo amanhecer na vida de todos aqueles e aquelas que por aqui passarem.
Clique nos links abaixo e confira as fotos!