Publicado em: 17/04/2024
Inscrições abertas para a OBA e MOBFOG 2024

Os estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais ao Ensino Médio do Colégio Sagrado Coração de Maria de Vitória já podem se inscrever para participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). Além disso, as turmas do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais ao Ensino Médio também poderão participar da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) 2024. 

As inscrições acontecerão via preenchimento de formulário Google, que será feito pelo próprio estudante do 6º ano ao Ensino Médio com o auxílio do professor, até o dia 29/04. 

Para os alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental a inscrição será feita, em sala de aula, pela professora regente, até dia 29/04.

A participação dos estudantes em competições de cunho acadêmico/pedagógico visa trabalhar habilidades e competências essenciais para a formação de sujeitos autônomos, ativos frente ao conhecimento e que veem significado naquilo que estão aprendendo. 

Realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) tem por objetivos: fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e Ciências afins, e promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando um mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Participe! Boa sorte!

Confira cronograma abaixo:

Participantes OBA: Estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais à 3ª série do Ensino Médio (participação opcional)

Participantes MOBFOG: Todos os estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais ao Ensino Médio.

Prazo de inscrição: até 29/04 pelo Google Forms (6º ao EM) e com a professora em sala de aula (3º ao 5º ano). Procure seu professor!

Prova OBA: dia 17/05 (sexta-feira), presencialmente no colégio.

Para os alunos do 3º ao 5º ano a prova acontecerá no horário de aula do turno do aluno.

Lançamento de Foguetes: até o dia 17/05. Os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais ao 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais construirão os foguetes no colégio com a participação/construção nas aulas de laboratório e/ou aulas de Ciências.  Já os estudantes do 9º ano ao Ensino Médio, interessados poderão participar da Mostra de Foguetes, deverão procurar o professor de Física para as orientações necessárias sobre a participação.

Os lançamentos também ocorrerão na escola com data a ser divulgada pelos professores envolvidos.

Acesse regulamento, vídeos e demais materiais de apoio no site oficial: http://www.oba.org.br/site/

 

Entre em Contato

Sua mensagem foi enviada com sucesso. Entraremos em contato em breve.