SOR

Serviço de Orientação Religiosa

“Tenhamos a capacidade de lançar um olhar de fé sobre a realidade.” (Ir. Rosinha)

Sendo fiéis à missão confiada as Religiosas do Sagrado Coração de Maria pelos fundadores Padre Gailhac e Mère Saint Jean, nós, Colégio Sagrado Coração de Maria, desejamos formar a pessoa humana a imagem e semelhança do Deus Trindade, tornando-a protagonista da história e de sua história, tendo um olhar empreendedor que contribua de forma efetiva para a transformação da sociedade.

Assim, a Educação Religiosa ilumina, interpela e perpassa todo fazer pedagógico e todas as ações desenvolvidas, convocando toda comunidade educativa para que, reflita, proponha e atue de forma consciente e eficaz em todos os ambientes fazendo de sua caminhada espaço privilegiado para a vivência da Justiça, da Paz e da busca pela Integridade da Criação, tendo como meta a defesa da VIDA.

A Educação Religiosa ilumina, interpela e envolve toda a proposta pedagógica e todas as ações desenvolvidas em nosso Colégio. Ela está alicerçada nos seguintes pilares:

  • Ensino Religioso – Entendido como área de conhecimento, cujo objeto de estudo é o Fenômeno Religioso nas diversas tradições religiosas da humanidade, e resguardando o que diz a atual legislação, que assegura o respeito à diversidade religiosa do país, procura superar qualquer atitude proselitista, e favorecer o diálogo inter-religioso. Sua fonte é a espiritualidade nas diversas tradições religiosas da humanidade, capaz de fomentar o espírito de equipe, a ética, a criatividade, assim como o amor e a reverência pelos seres humanos e pela natureza, compreendendo, assim, a origem cósmica do homem/ mulher e da vida. Tem também como meta despertar nos educandos a consciência de que amanhã eles serão as lideranças que estabelecerão os moldes da sociedade futura, comungando das diversas culturas do planeta e vivendo o Amor como pilar da grande família humana, e a Paz, como valorização da Vida.
  • Celebração da Fé – Momento significativo que reflete nossa Identidade Cristã Católica e nossa abertura e respeito à diversidade religiosa. Em toda a humanidade, nas culturas mais diversas, o amor de Deus se revela e é revelado de diversas maneiras. Celebrar a fé é parte de nosso esforço para criar uma cultura de solidariedade. São ocasiões privilegiadas onde podemos partilhar nossas alegrias, conquistas e também nossas perdas e limitações, como um caminho cristão de comunhão conosco mesmos, com o outro, com o universo e com Deus. Situar a celebração no espaço escolar implica considerar as possíveis formas próprias das diferentes faixas etárias, expressando e vivenciando sua dimensão religiosa.
  • Projeto Social Missionário – Grupos de serviço voluntário, congregando a Comunidade Educativa em vivências junto aos empobrecidos. Grupos comprometidos com uma linha de trabalho pautada na Justiça, no Amor, na Igualdade, na Solidariedade e na construção da Paz. “Se queres transformar o mundo, comece transformando-se a si mesmo” (Pe.Gailhac). Somos nós os criadores do que queremos ver e viver em nossas vidas e no mundo. Expressar Paz no jeito de ser e de se relacionar e ser solidário na partilha de todas as riquezas e recursos que possuímos, recupera nossa auto-estima e confere à vida um sentido especial. Tornamo-nos verdadeiramente humanos, conectados com o Deus da Vida, para que todos tenham Vida.
  • Espiritualidade – Expressão de nossos valores, a espiritualidade é o exemplo prático do que professamos em intenção e teoria. Transparece em nossas relações interpessoais (educadores-educadores, educadores-educandos, educadores-famílias), valorizando o diálogo e a busca do entendimento comum, reconhecendo as diferenças e enxergando para além das fragilidades e limitações pessoais, pautando-se na Fé, na Ética e na Contemplação. Chamados a viver a comunhão e a solidariedade universal, comprometemo-nos a fazer da Escola um espaço de convivência harmônica e respeitosa, marcado pelo profissionalismo e pela acolhida fraterna, de tal forma que tal ambiente de trabalho, em si, seja evangelizador.


Assim, o profissional da Rede Sagrado é convidado a vivenciar, por meio das celebrações de fé, a comunhão, a partilha e o encontro com Deus e com o outro; e é chamado à solidariedade, à caridade e a fazer uma experiência junto aos empobrecidos por meio dos projetos sociais e missionários.