Projeto Vivências

 

O Projeto Vivências constitui-se de diversas ações que envolvem educandos, pais, professores e funcionários. O objetivo principal deste projeto é ter sempre um espaço para se dedicar à reflexão e à prática da solidariedade. Entre as principais ações, podem-se destacar as seguintes:

JPIC Jovem SCM – Projeto de Inclusão

JUSTIÇA, PAZ E INTEGRIDADE DA CRIAÇÃO (JPIC) E EDUCAÇÃO RELIGIOSA. Trata-se de um projeto interdisciplinar que tem como objetivo despertar a atenção do estudante para o protagonismo juvenil, colaborando para a formação do ser humano ético, solidário, responsável com o próprio projeto de vida e com a comunidade. O objetivo é discutir, elaborar, sugerir e monitorar estratégias de intervenção social que fortaleçam a constituição do espaço público como esfera de realização efetiva dos direitos dos cidadãos e que estimulem ao voluntariado/protagonismo juvenil e à promoção da cultura da solidariedade.

JPIC jovem SCM 2014

Missão Jovem SCM – Intercâmbio Solidário

A Missão Jovem SCM – Intercâmbio Solidário é uma ação desenvolvida pela Equipe de Juventude/animação vocacional da Província das Religiosas do Sagrado Coração de Maria, em parceria com o SOR, e tem o compromisso de envolver toda a comunidade educativa, comunidades religiosas e projetos sociais, tendo como público alvo a juventude. Esta é uma ação que envolve jovens e adultos de todos os ministérios desenvolvidos pela Rede Sagrado Coração de Maria: Projetos Sociais, Família Ampliada e os jovens das cinco unidades escolares da Rede Sagrado. É uma ação que, em sua essência, fundamenta-se na questão das parcerias e da solidariedade.

Missão Jovem SCM 2014

Retiro Jovem 

Espiritualidade, juventude e partilha de vivências norteiam o Retiro Jovem Sagrado, do Colégio Sagrado Coração de Maria em Vitória. O encontro oferece aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II ao Ensino Médio a oportunidade de experienciar momentos de espiritualidade, reflexão e partilha de vivências.

Lançamento do 3º Retiro Jovem
Retiro Jovem Sagrado 2014
Retiro Jovem Sagrado 2015

A Sociedade a Serviço da Vida

Este Projeto propõe analisar as consequências sociais, econômicas e ambientais geradas pela sociedade de consumo e seus impactos ao meio ambiente. A partir da leitura de livros sobre as temáticas sugeridas e visitas em comunidades carentes, percebemos a degradação do meio ambiente e as implicações de caráter individual, as quais são importantes para a conscientização e subsequentes mudanças de hábitos que promoverão a mudança coletiva. Durante o projeto, realizamos um trabalho voluntário no Projeto Vida e no Projeto Nova Geração, ambos projetos sociais do Colégio, o qual proporciona a vivência de teorias estudadas em sala de aula, pois mostramos as consequências sociais, econômicas e ambientais acarretadas pela sociedade de consumo, que não se preocupa com a realidade do outro nem com o meio ambiente. Outra ação do projeto é fazer intervenções no bairro e realizar oficinas dentro dos Projetos. Esse trabalho proporciona a integração e a socialização entre os alunos da Rede Sagrado e os dos Projetos Vida e Nova Geração, além da construção da consciência ambiental e social.

Alunos do Ensino Médio realizam encontro especial  com o Projeto Vida
Encerramento Projeto A Sociedade a Serviço da Vida

 

Projeto Rádio-Escola

Sabemos que o Rádio é um veículo de comunicação de massa capaz de informar, entreter e interagir. Sendo assim, o projeto busca proporcionar aos nossos educandos um espaço no qual eles possam utilizar estratégias de comunicação que trabalham: o uso adequado da voz; a utilização dos recursos audiovisuais; a socialização de conhecimentos e outros por meio do uso de gêneros textuais como notícia e reportagem; a importância do trabalho em equipe e do planejar e organizar as pautas diárias; a valorização dos dons, mostrando a criatividade de cada um dentro das propostas apresentadas; a competência de fazer com que seja um veículo de informação, formação, evangelização e entretenimento. Enfim, ser um espaço do exercício do protagonismo juvenil expresso no pensar e no desenvolver de tal projeto. O objetivo geral deste projeto é trazer para o ambiente escolar a abundância existente em cada coração e que se propaga no jeito de ser e viver SAGRADO.

Lançamento da Rádio Mais

Manhã de Formação e Convivência

A inter-relação deve ser entendida como um critério fundamental para os jovens construírem comunidade, vivenciando valores e princípios que os tornem cidadãos éticos, comprometidos e que observam o respeito à vida e ao lugar em que Deus nos colocou não só para vivermos e convivermos, mas também para construirmos o mundo com o qual tanto sonhamos. Esse é o objetivo do Projeto Manhã de Formação e Convivência, em que o Colégio Sagrado Coração de Maria, em Vitória, possibilita aos alunos um encontro de formação abordando um tema específico. Em 2014, o lema foi o da Campanha da Fraternidade: “É para a Liberdade que Cristo nos Libertou”. Um dos objetivos do lema deste ano foi sensibilizar os jovens para serem agentes transformadores da sociedade, protagonistas da civilização do amor e do bem comum. Os alunos também participam de oficinas que, interligadas, trabalham o tema proposto por meio de contação de histórias, musicalização e arte.

Alunos participam de projeto Manhã de Formação e Convivência
Alunos participam de formação e convivência

Grupo Jovem Escalada

Espaço propício para o debate em defesa da vida. Os encontros buscam interiorizar, por meio do diálogo orante com Deus, as experiências de amor-doação. Permitem também rever, avaliar, celebrar tais experiências e oportunizar o desenvolvimento da consciência crítica da realidade e a vivência da fé no Deus que une nossas forças em prol de uma sociedade justa, fraterna e solidária. O Grupo Jovem Escalada surgiu com a missão de formalizar uma ação evangelizadora que o Colégio Sagrado Coração de Maria de Vitória já realiza, mas em forma de projetos anuais, como a Missão Jovem, o Retiro Jovem, encontros, manhã de convivência etc. O objetivo é possibilitar a evangelização dos alunos, proporcionando a aquisição e o fortalecimento dos valores cristãos, como transformação do mundo e de si mesmo.

Grupo Jovem Escalada comemora um ano em 2014