Destaques

Publicado em 06/04/2017

Maternal III aprende com “faz de conta”

A história faz parte diária do contexto das crianças do Colégio Sagrado Coração de Maria-Vitória. Dessa forma, escutam, contam, cantam, dramatizam e vivenciam as histórias de diferentes formas. Visando trazer a participação dos alunos para a contação das histórias, as professoras do Maternal III criaram uma dramatização diferente, envolvendo as princesas de alguns contos tradicionais já conhecidos pelos estudantes, como Rapunzel, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e Cinderela.

Maternal III aprende com “faz de conta”

As educadoras chegaram fantasiadas das personagens e trouxeram vários objetos, numa caixa surpresa, que reportavam as histórias tradicionais, sendo explorados com o suspense e a identificação da história. Os alunos foram estimulados a responder algumas perguntas referentes aos contos: “Quem sou eu?”, “O que eu perdi?”, “Tenho uma trança bem grande, quem eu sou?”, “Levo uma cesta de doces para minha vovó, quem sou eu?”, “O sapatinho é de qual história?”, “E a maçã?”. Assim, foram levantando os conhecimentos prévios das crianças.

Em seguida, as personagens fizeram um convite para os estudantes ajudarem na contação da história construída pelas professoras. Com o convite aceito e muita empolgação de todos, um aluno falou que faltava o príncipe e resolveu fazer o papel no conto.

A dramatização iniciou com algumas falas das professoras, mas muitas falas das crianças, que completavam o enredo. “A partir dessa atividade possibilitamos uma maior interação com o grupo, além de explorarmos a imaginação e a criatividade”, relatam as educadoras.

Segundo a Proposta Pedagógica da Educação Infantil da Rede Sagrado, “incentivar ludicamente a criança no desenvolvimento da sua imaginação é a melhor forma de estímulo para o trabalho artístico e científico. O colégio opta por um planejamento flexível e intencional e que possibilite os significados trazidos pelo grupo, tendo a criança como partícipe da elaboração. É por meio das relações com os pares e com os adultos que as crianças se desenvolvem. É explorando os materiais e o ambiente que as cercam, participando de diversas situações de aprendizagem e sendo desafiadas a brincar, ouvir e dramatizar histórias, desenhar, imitar, entre outras ações, que elas vão se constituindo como agente ativo e produtor de cultura”.

O momento foi muito rico e cheio de entusiasmo, confira as fotos:

  • Maternal III aprende com “faz de conta”
  • Maternal III aprende com “faz de conta”
  • Maternal III aprende com “faz de conta”
  • Maternal III aprende com “faz de conta”
  • Maternal III aprende com “faz de conta”
  • Maternal III aprende com “faz de conta”
  • Maternal III aprende com “faz de conta”
  • Maternal III aprende com “faz de conta”
  • Maternal III aprende com “faz de conta”
  • Maternal III aprende com “faz de conta”
  • Maternal III aprende com “faz de conta”
  • Maternal III aprende com “faz de conta”
  • Maternal III aprende com “faz de conta”
  • 14
  • Maternal III aprende com “faz de conta”
  • 16

 

 

Comentários desativados em Maternal III aprende com “faz de conta”

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO