Destaques

Publicado em 19/04/2017 1

Formação e Convivência reflete o cuidado com a criação

O Colégio, por meio do projeto Dia de Formação e Convivência, possibilita momentos em que os educandos participam de atividades e reflexões que levam ao resgate de valores e princípios visando à harmonia nas relações e contribuindo para a formação integral da pessoa humana.

Quer conhecer mais o projeto, clique aqui!

O tema deste ano foi “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e lema “Cultivar e guardar a criação: um desejo sagrado.” A primeira série a participar do projeto foi o 8º ano do Ensino Fundamental II. O encontro aconteceu na Pousada Costa Mares, em Guarapari, e foi conduzido pela Coordenadora do Serviço de Orientação Religiosa (SOR), Andrea Almeida Martins, e contou também com a participação do ex-aluno Henrique Colle, que fez a introdução do tema em forma de stand up, momento muito proveitoso e de interação com os alunos.

Durante o dia foram desenvolvidas oficinas e atividades em que cada uma trabalhou o cuidado que devemos ter com a diversidade da criação presente nos seis biomas brasileiros.

Oficina 1 – O Humano: a mais bela obra da Criação
Facilitador: educador social Wellington de Souza

Por meio de Jogos e dinâmicas teatrais, propor às crianças experiências representativas e sensoriais que possam criar questionamentos sobre o cuidado com o próprio corpo, com a saúde física, o cuidado e respeito pelo corpo do outro, sobre emoções e sobre a paz de espírito, visto que nosso corpo é um organismo e funciona como uma engrenagem, onde tudo está interligado e precisa de cuidado.

_MG_2486 _MG_2504

Oficina 2 – A Natureza: expressão do amor de Deus para com a humanidade
Facilitadores: Grupo Fraternidade e Vida

Fazer com que nossos jovens redescubram a beleza presente na natureza, levando-os a uma reflexão profunda sobre o nosso descuido para com a criação e a uma ação concreta que expresse nosso olhar cuidadoso e responsável.

_MG_2456 _MG_2440

Oficina 3 – A Cultura: legado vivenciado, sabedoria adquirida
Facilitadora: professora de Música Larissa Silva

Reconhecer a importância da cultura na construção do indivíduo. Trabalhar a diversidade musical presente em nosso País e a forma como a música e os diversos ritmos nos ajudam a valorizar e a respeitar as diferentes manifestações culturais.

_MG_2437 _MG_2432

Oficina 4 – Um corpo em missão: construindo ações em defesa da VIDA
Facilitadora: professora de Ensino Religioso Fabíola Machado

Refletir a importância da vocação, nos levando a descobrir nosso papel e nosso compromisso com a vida e a sociedade. A partir do momento em que tomamos consciência dessa responsabilidade, ela precisa nos levar à ação, vivenciando no dia a dia o chamado que o Pai nos faz.

_MG_2464 _MG_2469

Realizamos ainda momentos celebrativos em que agradecemos ao Deus da Vida por tudo o que somos e temos, além de momentos de lazer e confraternização.

_MG_2539 _MG_2514

Comentário (1)

  1. Flavia Sanches disse:

    Obrigada SAGRADO… em conjunto com familiares, construindo os valores positivos do nossos adolescentes!!

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>