Destaques

Publicado em 17/04/2017

Aula de Ciência usa jogo lúdico para a construção de teia alimentar

Os alunos dos 8º anos do Ensino Fundamental II receberam das professoras de Ciências um novo desafio para estudarem sobre a teia alimentar. Eles participaram de um jogo com vários cartões de seres vivos para entender a relação alimentar entre os organismos.

O jogo iniciou assim: os cartões foram colocados sobre a mesa com as figuras voltadas para baixo. Cada estudante pegou três unidades e o restante ficou no centro da mesa para serem comprados pelos jogadores que não tinham cartões para colocar na teia. O aluno que iniciou o jogo colocou qualquer cartão sobre o centro da mesa.

Os jogadores seguintes colocaram seus cartões, um de cada vez, de maneira que o organismo representado tivesse alguma relação alimentar com os cartões já dispostos na bancada. Em seguida, ligaram os dois cartões com um pedaço de barbante e uma seta para indicar a direção da energia adquirida. Posto desse modo, iniciou-se a construção de uma teia alimentar.

Cada grupo participou ativamente nessa construção do saber respondendo aos questionamentos de maneira lúdica, tais como representar três cadeias alimentares que faziam parte da teia e identificar os produtores. Outras perguntas também foram avaliadas: “Na teia que construíram os decompositores estão representados? Como os elementos desse grupo participam dela?

Confira as fotos:

  • _MG_2274
  • _MG_2275
  • _MG_2276
  • _MG_2277
  • _MG_2278
  • _MG_2279
  • _MG_2282
  • _MG_2284
  • _MG_2285
  • _MG_2286
  • _MG_2287
  • _MG_2289
  • _MG_2331
  • _MG_2332
  • _MG_2334
  • _MG_2335
  • _MG_2337
  • _MG_2338
  • _MG_2339
  • _MG_2341
  • _MG_2343
  • _MG_2344
  • _MG_2347
  • _MG_2349
  • _MG_2350
  • _MG_2354
  • _MG_2355
  • _MG_2357
  • _MG_2359

DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>